PROJETOS
DURANTE
mObgraphia
Nosso papel é ampliar e fortalecer o poder de contar histórias no momento em que acontecem, multiplicar uma criação assim que o artista entende que está pronta para ir ao mundo, criar condições para que as pessoas possam se reunir, debater, aprender e ensinar, irradiando mais e mais essa nova fase da fotografia, que Joan Fontcuberta batizou de post-fotografia e nós, de mobgrafia.
Porque mobgrafia é fotografia. Não existe foto mobile, iphoneografia, fotografia móvel e outros nomes que tentam expressar algo que continua o mesmo: A criação e difusão de imagens.
Hoje existe a possibilidade de se captar, editar e compartilhar em tempo real aquilo que se viu, dando poder e inclusão de forma democrática, de uma forma sem precedentes na história da comunicação.
Os smartphones não fazem apenas parte da nossa vida, são parte de quem somos, de como nos relacionamos e nos comunicamos.
Este movimento cultural, artístico e tecnológico é por essência democrático e inclusivo, reunindo não apenas fotógrafos e cineastas como também qualquer pessoa que queira expressar sua arte e contar suas histórias.
Esse é o caminho principal, poderoso, pois concede a cada um de nós, a possibilidade da captação, conexão e difusão imediata das histórias que acontecem ao nosso redor.
Este movimento cultural, artístico e tecnológico é por essência democrático e inclusivo, reunindo não apenas fotógrafos e cineastas como também qualquer pessoa que queira expressar sua arte e contar suas histórias.
Mobgrafia: é um movimento que estimula a arte fotográfica e visual produzida (captada, editada e compartilhada) em plataformas móveis. Celulares, tablets, não importa. Tudo é arte, imagem e conteúdo.
mObgraphia: é uma marca criada para desenvolver e promover a mobgrafia e através dessa linguagem estabelecer uma conexão próxima e engajadora com uma ampla audiência em diferentes frentes de atuação.
SUPERAÇÃO
2016
O Projeto Superação é um registro documental de um ano com atletas e fotógrafos para contar histórias sobre os Jogos Paralímpicos Rio 2016.
O propósito do Projeto é mostrar o que são as modalidades paralímpicas e seus atletas através de imagens captadas e editadas em plataformas móveis.
Um material vivo, rico e de acesso imediato, gerado antes e durante a realização dos Jogos Paralímpicos Rio 2016.
O projeto visava aproximar e expandir o público dos eventos paralímpicos para uma audiência ainda maior gerando conhecimento e engajamento nas redes sociais.
Escolhemos a mobgrafia (fotografia e video mobile) como linguagem a ser trabalhada neste inédito projeto.
As vantagens são inúmeras e vão desde a portabilidade, agilidade e conectividade (conteúdo em tempo real) , até a facilidade de se movimentar dentro das arenas e locais das
modalidades, sem causar incômodos a atletas e outros profissionais envolvidos.
O formato possibilitou a inclusão real, na prática, com a participação de dois fotógrafos deficientes na equipe.
O projeto foi mencionado e mostrado em mais de 30 países e 4.000 veículos, onde o principal foco de interesse foi João Maia, fotógrafo do time @mobgraphia, único fotógrafo deficiente visual a cobrir os jogos e um evento desta magnitude no mundo.
Os dois fotógrafos deficientes do projeto, reforçaram a intenção inicial de mostrar ao mundo, a inclusão real também fora das quadras
e atrás das lentes.
Jogos
Paralímpicos Rio 2016
ONDE
Rio de Janeiro
QUANDO
2016
QUE SAUDADE DE VOCÊ
A Cia de Dança Yes Brasil apresenta o espetáculo “Que Saudade de Você”, no Teatro Alfredo Mesquita. A peça foi pensada e inspirada no quadro do programa do radialista brasileiro Eli Correa, que recebe milhares de cartas, por e-mail e pelo correio, que são lidas e interpretadas por Correa.
As cartas contam histórias de vida de todos os tipos de pessoas em momentos variados. São “Cartas de Saudade”, que emocionam, aterrorizam e até fazem rir qualquer um que ouve Eli Correa.
Célebre como "O homem sorriso do rádio" e principalmente pelo seu bordão "Oiiiii, genteeee!", Correa apresenta programas de rádio há mais de 46 anos e passou a infância com um microfone nas mãos.
Sua filha, Úrsula Pacolo Correa, integra o elenco do espetáculo dançando e como Diretora de Flamenco. Atua junto da Diretora Geral e Coreógrafa da Cia de Dança Yes Brasil, Camila Andrade e do Diretor Cênico Cadu Witter, na fusão de duas linguagens da Dança, o Contemporâneo e o Flamenco, que é a identidade e o diferencial desse espetáculo.
A atração traz para o palco a mensagem de algumas das cartas de saudade e conta, de forma corporal e cênica, as histórias dessas pessoas. Coreografias e cenas marcam a metamorfose das histórias das cartas em cena, que são brindadas com as locuções do próprio Eli Correa durante a apresentação.
O minimalismo faz parte de cenas dançadas, tornando a movimentação simples e eficaz, no que se refere a comunicar seu drama.
A trilha exclusiva do compositor Gustavo Macedo, torna a obra única e rica de integrações artísticas.
Serviço:
Cia de Dança Yes Brasil apresenta: Que Saudade de Você
Dias: 16, 17 e 18 de março
Sexta e sábado, as 21h. E domingo, as 19h.
Local: Teatro Alfredo Mesquita
Endereço: Avenida Santos Dumont, 1770 - Santana, São Paulo
Ingresso: preço popular: R$ 20,00
Ficha Técnica:
Direção Geral e Coreografia: Camila Andrade
Direção e Coreografia Flamenco: Ursula Corrêa
Direção Cênica e Roteiro: Cadu Witter
Trilha exclusiva: Gustavo Macedo
Edição/Trilha: Fabinho F7
Figurino: Saulo Hazuk Perez
Iluminação: Carolina Jorge
Elenco: Melanie Christi, Carolina Magalhães, Daiana Vicente, Andreluci Figueiredo, Gilmara Rodrigues, Daniela Gresele, Larissa Medrado, Olga MOT, Camila Andrade e Ursula Corrêa
Promoção: PorthiaPR
Realização: ONG Movimento e Projeto de Dança Movimenta Brasil
Apoio: UNIFESP
Teatro Alfredo
Mesquita
ONDE
São Paulo
QUANDO
Dias 16, 17 e
18 de Março
de 2018